Quando se fala em generosidade, o que lhe vem a mente?
Uma pessoa dando a comida a um morador de rua? Um milionário que ajuda entidades carentes? Alguém que reparte o que tem com outros?

A bíblia relata muitas, mas muitas passagens falando sobre a generosidade, mas será que estamos de fato praticando esse mandamento? Já parou para refletir sobre isso?

Em atos 20:35, Paulo cita algo que Cristo disse: "Mais bem aventurada coisa é dar do que receber", muitas vezes esperamos que outras pessoas façam algo por nós, mas geralmente não nos dispomos a ser aquele que dá, não tomamos a iniciativa de sermos o que doam. Temos a vida tão agitada, tão corrida e frenética que mal atentamos para as necessidades de nossos irmãos, e por falar em vida corrida, não se engane pensando que ser generoso é só dar coisas materiais, ser generoso é também oferecer nosso tempo, nossa atenção, um ombro amigo a quem precisa.

 Veja esse caso: Saul estava perseguindo Davi sem dar trégua, você lembra da história? Davi se foi para o deserto de Zife, a bíblia relata que Saul buscava ele todos os dias, imagina que cansaço não devia ser para Davi, e então a bíblia relata que Jônatas saiu de sua casa e foi para o deserto se encontrar com seu tão querido amigo, ele não levou prata, não levou ouro, não levou nada de material, o que a palavra relata que ele fez foi: "Então, se levantou Jônatas, filho de Saul e foi para Davi... e lhe fortaleceu a confiança em Deus" (1 Samuel 23:16) Jônatas ofereceu seu tempo e seu ombro amigo para Davi, não existem super hérois, todos nós precisamos de um ombro amigo em determinado momento de nossa caminhada cristã, até Paulo muitas vezes recebeu ânimo de Onesíforo (2 Timóteo 1:16)

Mas também há os casos de ajuda material também, João nos adverte que se temos recursos e virmos nosso irmão passar necessidade e fecharmos o coração para isso, ele explicitamente pergunta como pode permanecer o amor de Deus em nós. Se a bíblia fala que temos que dar a vida pelos irmãos, que dirá as outras coisas! Vemos na igreja de atos que os cristão tinham tudo em comum. 

Não ache que você tem pouco a oferecer, sempre temos algo que podemos dar aos nossos irmãos, seja material, seja tempo, seja amor. Lembre-se: A fé sem obras é morta (Tiago 2:17)

Com carinho,
Camila Leal



Deixe um comentário